Opinião

Abav realiza missão internacional como co-expositora da Embratur e promove negócios para agentes brasileiros

Número recorde de turistas estrangeiros inspira empresários a conhecer o mercado internacional.

Abav realiza missão internacional como co-expositora da Embratur e promove negócios para agentes brasileiros -  (crédito: Uai Turismo)
Abav realiza missão internacional como co-expositora da Embratur e promove negócios para agentes brasileiros - (crédito: Uai Turismo)
Abav realiza missão internacional como co-expositora da Embratur e promove negócios para agentes brasileiros (Luis Strauss, da missão Abav no estande Brasil pela Embratur (Foto: Thiago Paes @paespelomundo))

O novo Estande elaborado pela Embratur para a promoção internacional do turismo brasileiro estava repleto de novidades nos detalhes que enaltecem a pluralidade do país. Com o tema sobre a “vibe brasileira” o espaço inaugurado em Londres será o novo formato para as feiras internacionais. A Abav mais uma vez como co-expositora da Embratur levou uma missão com 13 integrantes e concretiza o elo entre promoção e realização do turismo brasileiro no mundo por meio do agente de viagens. Grande parte dos associados são empresas de receptivos no Brasil.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

A missão Abav, primeiramente, deu oportunidade aos empresários de conhecerem como a Embratur tem promovido o turismo brasileiro, como é a recepção do público estrangeiro em relação aos atrativos do Brasil, assim como sensibiliza o agente de viagens a concretizar ações que são promovidas nas feiras internacionais.

Empresários da missão em treinamento com rede Hyatt de Hotéis (Foto: Thiago Paes @paespelomundo)

O elo entre a promoção internacional e a realização do turismo interno

A participação de empresários agentes de viagens associados Abav de 4 estados brasileiros teve metas de atendimentos, relatórios, e reuniões de discussão sobre o que foi realizado na missão, tornando-se um elo fundamental para concretizar o que a Embratur tem magistralmente promovido no exterior. Compreenda-se que Agentes de Viagens são empresários de receptivos, de locadoras, de operadoras e também de agências que organizam pacotes e grupos de viagens. A definição é vasta e muitas vezes compreendida parcialmente.

LEIA TAMBÉM: Transamérica Comandatuba participa da Festuris 2025 e reforça vínculos com o mercado turístico

Antes de mais nada, promoção turística tem custo elevado e o retorno depende de como os agentes brasileiros se preparam para receber os turistas internacionais atraídos para o Brasil. A ida de empresários agentes de viagens (emissivos e receptivos) sensibiliza mudanças em suas diretrizes, fomenta treinamentos de equipes, inspira ampliações e novos negócios com foco no turista estrangeiro.

Izabela Medeiros, Jessica Correa, Jerusa Hara diretoria da ABAV Nacional e a presidente Ana Carolina Medeiros com o presidente do Instituto de Turismo de Curitiba Rodrigo Swinka. (Foto: Thiago Paes @paespelomundo)

Na onda do recorde

O resultado da promoção do Brasil nas novas diretrizes da Embratur ficou evidente com o número recorde de turistas estrangeiros, mais de 7 milhões até início de novembro. O que poderá ultrapassar os 9 milhões com a temporada de final de ano. O que torna a participação dos associados ABAV fundamental para entender as demandas do turista estrangeiro.

Por isso, o número recorde de turistas vindos do exterior inspirou empresários de 4 estados a participarem da Missão Abav: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Na feira em Londres, os empresários atenderam e foram atendidos por destinos como Arábia Saudita, Espanha, México, Itália, China, além da rede de hotéis Hyatt, entre outros.

As reuniões detalhavam como receber o turista estrangeiro, logística, conectividade aérea, e até meios de pagamento. Para Bruno Waltrick, empresário paulista na Missão Abav foi uma das principais observações que leva da feira: “nós temos meios de pagamento peculiares para o público brasileiro como boleto, parcelamentos. Além disso temos um suporte mais próximo ao consumidor”, pontua. Os empresários receberam subsídios parcial para participação na feira.

Integrantes da Missão Abav (Foto: @paespelomundo)

Para Fernando Souza, do Mato Grosso do Sul, também na missão Abav, as principais dúvidas dos operadores estrangeiros são as mesmas dos operadores locais, sendo de fundamental importância sana-las em eventos como este. “Nosso principal objetivo é trazer conhecimento” conclui.

LEIA TAMBEM: Não há lugar como a América latina! Mas por que resistimos viajar, conhecer e comer a latino-américa?

O turismo – este setor que é feito por muita gente – quando bem direcionado, age como uma orquestra, cada componente é muito importante para o rito final. Promover o Brasil é tão importante quanto o saber receber, e estar preparado para isso e fundamental para o futuro do Brasil que queremos: com um turismo forte, robusto, empregando, concretizando políticas públicas, realizando sonhos. Parabéns Embratur por mostrar que estamos realmente de braços abertos para receber o turista estrangeiro. Bravo Abav, por mais missões assim!

Thiago Paes é colunista de turismo e gastronomia. Esta nas redes sociais como @paespelomundo. É apresentador de TV no canal Travel Box Brazil e Travel, Food & Drinks. Press: contato@paespelomundo.com.br

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.tur

  • Google Discover Icon
Uai Turismo
Thiago Paes - Uai Turismo
postado em 09/11/2025 06:24
x