
Começou em São Paulo, ontem (16/09) a Equipotel 2025, maior feira de hospitalidade da América Latina que promete potencializar a experiência dos turistas na hotelaria. O evento é B2B, ou seja, voltado para negócios entre empresas, mas seus resultados refletem diretamente na vida dos turistas, que serão beneficiados por hotéis mais modernos, conectados e preparados para oferecer experiências inesquecíveis.
Na abertura, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes ressaltou o papel da hotelaria e dos grandes eventos no desenvolvimento econômico da cidade, lembrando o sucesso do festival The Town, que atraiu meio milhão de visitantes. Já o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto Lucena, destacou que a Equipotel superou expectativas e está ainda mais robusta que em 2024.
Negócios que chegam ao consumidor
De acordo com Daniel Pereira, gerente da Equipotel, esta é a maior edição da história do evento, que cresceu 30% em relação ao ano anterior. São 450 marcas expositoras, mais de 22 mil visitantes de 12 países e a expectativa de movimentar R$ 100 milhões em negócios nos próximos meses.
LEIA TAMBÉM: Festival The Town: uma experiência imersiva que celebra a música e o turismo
Embora seja voltada para profissionais, cada inovação apresentada reflete no dia a dia do turista: seja em um hotel de luxo, em uma pousada de praia, em um resort ou até em uma locação via Airbnb.
O quarto do futuro: tecnologia a serviço da experiência dos turistas
O grande destaque da feira é o “quarto do futuro”, montado por diversos fornecedores. Ele mostra como tecnologia e conforto caminham juntos:
- Check-in e check-out direto pelo celular;
- Controle de iluminação e temperatura por comando de voz ou aplicativo;
- Amenities e enxovais inovadores;
- Experiências personalizadas desde a entrada até o check-out.
Segundo Pereira, a proposta é democratizar o acesso à tecnologia: “Não precisa ser uma hotelaria de luxo. Um hotel independente ou até uma multipropriedade pode adotar soluções simples que encantam o hóspede.”
Experiências imersivas para o futuro da hotelaria
Além da tecnologia, a Equipotel 2025 oferece mais de 15 experiências imersivas que incluem gastronomia, bem-estar, fitness e design de interiores. O gerente reforça que a hotelaria vive de experiência, e que os visitantes — gestores e profissionais do setor — têm a oportunidade de vivenciar na prática novidades que em breve estarão à disposição dos turistas.
A tendência de academias modernas dentro dos hotéis também foi ressaltada: “Hoje, ao reservar um hotel, o viajante já observa a qualidade do espaço fitness. Essa é uma decisão de compra cada vez mais relevante”, afirmou Pereira.
Impactos além dos negócios
Representando a ABIH Nacional, Manoel Linhares lembrou que a feira nasceu dentro do Conotel e sempre foi estratégica para o setor. Com 40 mil associados e impacto em mais de 4 milhões de empregos, a ABIH reforçou o peso econômico da hotelaria e do turismo no Brasil.
Linhares destacou ainda o potencial turístico subaproveitado do país: “Somos líderes em belezas naturais e cultura, mas recebemos menos visitantes que destinos muito menores, como Cancún ou a Grécia.”
O que isso significa para a experiência dos turistas
Para quem viaja, os reflexos são claros: hotéis mais preparados, academias bem avaliadas, restaurantes de alto nível, atendimento com tecnologia e, ao mesmo tempo, a hospitalidade brasileira — reconhecida como uma das mais acolhedoras do mundo.
A Equipotel 2025 mostra que o turismo brasileiro está em evolução constante, e os turistas serão os maiores beneficiados dessa transformação.
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo