CANADÁ

Chega a 9 número de mortos após atropelamento em festival no Canadá

O incidente ocorreu enquanto membros da comunidade filipina se reuniam para celebrar o Dia de Lapu-Lapu

A polícia de Vancouver investiga a cena de um crime após um homem atropelar pedestres no festival anual de Lapu Lapu, que celebra a cultura filipina, na esquina da East 43rd Avenue com a Fraser, no sul de Vancouver, em 26 de abril de 2025       -  (crédito: Don MacKinnon / AFP)
A polícia de Vancouver investiga a cena de um crime após um homem atropelar pedestres no festival anual de Lapu Lapu, que celebra a cultura filipina, na esquina da East 43rd Avenue com a Fraser, no sul de Vancouver, em 26 de abril de 2025 - (crédito: Don MacKinnon / AFP)

Nove pessoas morreram quando um motorista atropelou uma multidão durante um festival de rua em Vancouver, oeste do Canadá, horas antes da eleição nacional, informou a polícia da cidade neste domingo (27/4). 

O incidente ocorreu pouco depois das 20h locais de sábado (meia-noite em Brasília), enquanto membros da comunidade filipina se reuniam para celebrar o Dia de Lapu-Lapu, disseram as autoridades. 

O festival homenageia um líder anticolonialista filipino do século XVI e ocorreu no fim de semana anterior às eleições canadenses. 

"Podemos confirmar que nove pessoas morreram depois que um homem atropelou uma multidão no Festival Lapu-Lapu ontem à noite", disse a polícia na rede social X neste domingo. 

A força de segurança havia declarado anteriormente que um homem de 30 anos foi preso, e um porta-voz disse à imprensa que o motorista era um "suspeito solitário" conhecido pelos policiais. 

A polícia também descartou por enquanto que o ataque tenha sido um ato terrorista. 

O primeiro-ministro canadense, o liberal Mark Carney, escreveu nas redes sociais que estava "devastado" pelos "horríveis acontecimentos". 

"Ofereço minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadense e a todos em Vancouver", disse. "Estamos todos de luto com vocês", acrescentou. 

Imagens divulgadas na internet e verificadas pela AFP mostram um veículo preto com a lataria danificada em uma rua coberta por escombros, ao lado de socorristas atendendo pessoas no chão. 

A testemunha ocular Dale Selipe disse ao Vancouver Sun que viu crianças feridas na rua depois que o veículo avançou sobre a multidão. 

"Havia uma mulher com os olhos voltados para cima, uma das pernas já quebrada. Alguém segurava a mão dela, tentando confortá-la", descreveu.

"Corpos por todos os lados" 

Fotos divulgadas pela emissora canadense CBC mostram equipes de emergência no local e grandes multidões na festa. 

O agente de segurança do festival, Jen Idaba-Castaneto, disse ao jornal local Vancouver Is Awesome que viu "corpos por toda parte". 

"Você não sabe quem ajudar, aqui ou ali. É muito impactante", disse. 

O consulado filipino em Vancouver expressou sua profunda preocupação e condolências às vítimas deste terrível incidente em uma declaração no Facebook. 

O evento de sábado incluía um desfile, a exibição de um filme, eventos de dança e um show, com dois membros do Black Eyed Peas. 

O Dia de Lapu-Lapu é comemorado nas Filipinas em memória do chefe indígena Lapu-Lapu, que liderou seus homens para derrotar o explorador português Fernão de Magalhães em uma batalha em 1521. 

O ataque ocorreu um ano depois que o canadense Nathaniel Veltman foi condenado à prisão perpétua por atropelar uma família muçulmana em uma rua de Ontário em 2021. A decisão foi a primeira no Canadá a estabelecer uma ligação entre supremacia branca e terrorismo em um caso de assassinato. 

Os canadenses vão às urnas nesta segunda-feira após uma campanha frenética na qual os candidatos cortejaram os eleitores com questões como o aumento do custo de vida e a luta contra as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 

Carney é o favorito para vencer a eleição após garantir aos eleitores que pode administrar a avalanche de tarifas de Washington.

AF
postado em 27/04/2025 11:02 / atualizado em 27/04/2025 11:02
x