
O funeral do papa Francisco reuniu cerca de 250 mil fiéis, neste sábado (26/4), segundo estimativas divulgadas pelo Vaticano. A cerimônia, realizada na Praça de São Pedro, contou com a presença de 50 mil pessoas no local e outras 200 mil acompanharam o rito nos arredores, por meio de telões.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A Missa das Exéquias, que que marca a abertura do Novendiali — os nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice — foi presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, ao lado de 980 cardeais, bispos e padres.
Durante a homilia, Battista Re destacou o legado pacifista do papa Francisco: “Ergueu incessantemente a sua voz implorando a paz e convidando à sensatez”, afirmou, ressaltando que, para o pontífice, a guerra era “uma derrota dolorosa e trágica para todos”.
A cerimônia contou com a presença de mais de 50 chefes de Estado e 10 monarcas em exercício, entre eles os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Javier Milei e Donald Trump.
Após a missa, o corpo do papa foi levado em cortejo pelas ruas de Roma a bordo de um papamóvel. A procissão, que durou cerca de 30 minutos, passou por pontos emblemáticos da capital italiana, como o Coliseu, e foi acompanhada por aplausos e gritos de "Viva Francisco!" por parte dos fiéis.
Ver essa foto no Instagram
O sepultamento ocorreu em cerimônia reservada na Basílica de Santa Maria Maior. O túmulo, feito de mármore branco, traz apenas uma inscrição: Franciscus, em latim. Uma réplica da cruz peitoral usada por Francisco foi depositada junto ao corpo. A cerimônia foi presida pelo cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell.
Ver essa foto no Instagram