Guerra comercial

Fiesp revisa projeção de queda do PIB após anúncio de exceções sobre tarifaço

Entidade que representa a indústria paulista avalia que impacto econômico foi mitigado com inclusão de cerca de 700 produtos em lista de exceção

Lista de exceções aliviou pressão sobre atividade econômica no país, apesar de ainda ter efeito baixista, aponta Fiesp -  (crédito: Julia Moraes/Fiesp)
Lista de exceções aliviou pressão sobre atividade econômica no país, apesar de ainda ter efeito baixista, aponta Fiesp - (crédito: Julia Moraes/Fiesp)

A Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou, nesta sexta-feira (1º/8), uma nova projeção de impacto para a atividade econômica do Brasil nos próximos dois anos, após a adoção da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos. A revisão da estimativa anterior ocorre dois dias após o país norte-americano amenizar o tarifaço, com uma lista de exceção que contém 694 itens comercializados entre as duas nações.

De acordo com o Departamento de Economia (Depecon) da entidade, as tarifas de importação devem causar uma perda de 0,2 pontos percentuais (p.p.) no produto interno bruto (PIB) de 2025 e de 0,38 p.p. no ano seguinte. Antes da divulgação das exceções, a Fiesp calculava um impacto de 0,35 p.p. para este ano e de 0,6 p.p. para 2026.

Na avaliação dos economistas da entidade, a imposição da tarifa de 50%, que começa a ser aplicada a partir do próximo dia 6 de agosto, ainda causa riscos significativos para a atividade no país. “Contudo, o potencial impacto econômico negativo do tarifaço foi mitigado após a divulgação da lista de exceções à tarifa adicional de 40% pelo governo americano nesta semana. Cerca de 700 itens estão incluídos nesta lista”, destacam.

A mediana das projeções do mercado financeiro, levantada pelo Boletim Focus divulgado na última segunda-feira (28/7) aponta para um crescimento de 2,23% do PIB brasileiro neste ano, ao passo que a estimativa para 2026 é de avanço de 1,89%.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

postado em 01/08/2025 16:10 / atualizado em 01/08/2025 16:29
x