Alerta

Criminosos aproveitam repercussão de fraudes no INSS para aplicar novos golpes

Fingindo serem funcionários da Previdência, bandidos pedem documentos e dados bancários a aposentados com promessa de devolução de valores descontados indevidamente

Especialistas recomendam que os beneficiários desconfiem de qualquer abordagem por telefone, WhatsApp ou redes sociais em nome do INSS -  (crédito: Freepik/Reprodução)
Especialistas recomendam que os beneficiários desconfiem de qualquer abordagem por telefone, WhatsApp ou redes sociais em nome do INSS - (crédito: Freepik/Reprodução)

Após a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelarem irregularidades em descontos ilegais nos pagamentos de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), golpistas estão aproveitando o momento para aplicar um novo golpe em beneficiários da Previdência Social. A denúncia foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB-SP), que alerta para uma onda de contatos suspeitos por telefone e aplicativos de mensagens.

Os criminosos se apresentam como supostos representantes do INSS ou da Previdência Social e prometem restituir valores indevidamente descontados. Para isso, pedem dados bancários, documentos pessoais e até o envio de fotos.

Como se proteger?

Especialistas recomendam que os beneficiários desconfiem de qualquer abordagem por telefone, WhatsApp ou redes sociais em nome do INSS. Nenhuma devolução é feita dessa forma, e qualquer contato oficial deve partir dos canais institucionais do governo federal.

Como verificar se há desconto indevido no benefício?

O beneficiário pode consultar os descontos diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS. Veja como:

  1. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login com CPF e senha do Gov.br;
  3. Na tela inicial, clique em “Extrato de benefício”;
  4. Selecione o número do benefício desejado;
  5. O extrato mostrará o valor recebido e os descontos aplicados.

Como cancelar descontos não autorizados?

Caso identifique uma cobrança indevida, o beneficiário pode solicitar a exclusão:

  1. No Meu INSS, selecione “Novo Pedido”;
  2. No campo de busca, digite “Excluir mensalidade”;
  3. Escolha “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”;
  4. Atualize os dados, avance pelas etapas solicitadas e anexe documentos, se necessário;
  5. Selecione uma agência do INSS para acompanhamento e finalize o pedido.

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postado em 25/04/2025 17:53 / atualizado em 25/04/2025 17:57
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