Música

Ney Matogrosso completa 84 anos nesta sexta-feira (1/8)

Ney Matogrosso completa 84 anos de idade e 50 de carreira solo; cantor já lançou 33 projetos, entre gravações de estúdio e ao vivo

Ney Matogrosso iniciou, então, a sua carreira solo e lançou seu primeiro álbum em 1974, batizado de “Água do Céu - Pássaro”. 
 -  (crédito: Flickr Grupo Tom Brasil)
Ney Matogrosso iniciou, então, a sua carreira solo e lançou seu primeiro álbum em 1974, batizado de “Água do Céu - Pássaro”. - (crédito: Flickr Grupo Tom Brasil)

Ney Matogrosso completa, nesta sexta-feira (1/8), 84 anos. Neste ano, o cantor também chega aos 50 anos de carreira solo, desde o lançamento de seu primeiro álbum Água do Céu — Pássaro em 1975.

Leia também: Switch 2 bate recorde de vendas e dispara as receitas da Nintendo

Nascido em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, Ney Matogrosso chegou em Brasília em 1961, quando começou a trabalhar no laboratório de anatomia patológica do antigo Hospital de Base. Interessado em música, passou a cantar em bares da cidade, programas de televisão e no coral do Centro de Ensino Elefante Branco.

Leia também: Jennifer Lopez brilha na Europa e quebra recordes com turnê esgotada

A partir daí, começava a carreira artística do cantor, que alcançou a fama como integrante da banda Secos & Molhados, com quem lançou álbuns em 1973 e 1974. Desde 1975, já lançou 33 projetos solos, entre discos de estúdio e gravações ao vivo.

Leia também: Miley Cyrus revela detalhes marcantes para 20 anos de Hannah Montana

Em janeiro deste ano, Ney Matogrosso iniciou a turnê Bloco de Rua, que passou por Brasília com apresentação única no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em junho. O artista ainda passará por cidades como São Paulo, Salvador, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro até novembro.

Leia também: Marisa Monte prepara maior turnê sinfônica da carreira

Ney Matogrosso foi homenageado com o filme Homem com H, lançado em 1º de maio de 2025 nos cinemas e que chegou à Netflix em junho. No cinema, atraiu mais de 620 mil espectadores e, no serviço de streaming, o longa estrelado por Jesuíta Barbosa chegou a liderar o ranking de filmes mais vistos no país. 

Leia também: Fernanda Torres indica três filmes imperdíveis do cinema nacional

Em julho, o cantor lançou novo EP com quatro músicas gravadas para o filme. O projeto é composto de Rosa de Hiroshima, O Mundo é um Moinho, Casinha Pequenina e Réquiem para Matraga.

 

postado em 01/08/2025 17:00
x