Data Venia

Data Venia: Fux e seus precedentes

O ministro abriu o caminho para fortalecer o discurso bolsonarista de perseguição política

Ministro Luiz Fux profere seu voto no julgamento da Ação Penal 2668 - Núcleo 1 (Manhã). -  (crédito:  Gustavo Moreno/STF.)
Ministro Luiz Fux profere seu voto no julgamento da Ação Penal 2668 - Núcleo 1 (Manhã). - (crédito: Gustavo Moreno/STF.)

O ministro Luiz Fux recebeu muitas críticas por ter mudado de posição no julgamento da trama golpista em relação aos próprios votos do passado. Exemplo: ele sempre foi duro em seus votos, mais identificado com o punitivismo — a favor da prisão em segunda instância, contra o juiz de garantias e rigoroso nas denúncias da Operação Lava-Jato. Ele não se manifestou pela incompetência do STF para julgar os demais réus sem foro envolvidos no 8 de Janeiro, tampouco na Ação Penal 470, o processo do Mensalão, quando o desmembramento foi requerido pelas defesas. Apenas os ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio votaram a favor. Na Lava-Jato, no entanto, Fux votou contra a anulação da condenação do presidente Lula por considerar adequado o julgamento do petista na primeira instância, a 13ª vara federal de Curitiba, posição que tem aderência à manifestada agora sobre competência do STF.

Olhar de cada um

No início de seu voto, o ministro Luiz Fux abriu o caminho para fortalecer o discurso bolsonarista de perseguição política e também para se blindar de críticas pelas posições divergentes. "Ao contrário do Poder Executivo e do Poder Legislativo, não compete ao Supremo Tribunal Federal realizar um juízo político do que é bom ou ruim, conveniente ou inconveniente, apropriado ou inapropriado. Ao revés, compete a este tribunal afirmar o que é constitucional ou inconstitucional, legal ou ilegal sob a perspectiva da Carta de 1988 e das leis brasileiras", afirmou. Cada um interpreta sob seu olhar.

Voto condutor

O voto do ministro Flávio Dino apontando uma participação menor de três denunciados do núcleo crucial na trama golpista — o deputado federal Alexandre Ramagem (foto) e os generais Paulo Sergio Nogueira e Augusto Heleno — deve pautar o debate sobre a dosimetria das penas, na segunda fase do julgamento. Na avaliação de advogados, a posição de Dino deve prevalecer e reduzir as penalidades desses três réus.

Alexandre Ramagem  foi acusado pelo STF de participar de uma organização criminosa que teria planejado um rompimento da ordem democrática no Brasil
Alexandre Ramagem foi acusado pelo STF de participar de uma organização criminosa que teria planejado um rompimento da ordem democrática no Brasil (foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados)

Reforço penal

Os dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão, vão atuar em turmas criminais e na 3ª Seção. Marluce na Quinta Turma e Brandão na Sexta.

cerimônia de posse dos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão
Cerimônia de posse dos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão começou às 18h, no STJ (foto: Danandra Rocha/CB/D.A Press)

Herança bloqueada

A 17ª Vara Cível do Rio de Janeiro rejeitou pedido de João Marcelo Gilberto, filho de João Gilberto (foto), para suspender a penhora de valores que receberá no inventário do pai. O bloqueio, de R$ 49,2 mil será usado para quitar condenação por danos morais contra a produtora Paula Lavigne, em razão de ofensas publicadas por João Marcelo em rede social. A advogada Luiza Mendonça, sócia do Marina Dinamarco Direito de Família e Sucessões, consultada pela coluna, explica que, a partir do momento em que finalizar o inventário, João Marcelo receberá bens e poderá arcar com a dívida. Para não correr o risco de ficar sem o pagamento, Paula Lavigne se habilitou no inventário e pediu o bloqueio. Ou seja, herdeiros que tenham dívidas podem sofrer bloqueios nos autos do inventário no limite dos valores das suas dívidas e de seus quinhões.

(FILES) In this file photo taken on August 24, 2008, Brazilian musician Joao Gilberto, 77, acknowledges the audience during his presentation at the Teatro Municipal in Rio de Janeiro. - Joao Gilberto, the legendary Brazilian musiciansongwriter who was a pioneer of the lilting, melodious music known as bossa nova, has died, his son Joao Marcelo announced Saturday on Facebook. He was 88. (Photo by Ari Versiani / AFP)
(FILES) In this file photo taken on August 24, 2008, Brazilian musician Joao Gilberto, 77, acknowledges the audience during his presentation at the Teatro Municipal in Rio de Janeiro. - Joao Gilberto, the legendary Brazilian musiciansongwriter who was a pioneer of the lilting, melodious music known as bossa nova, has died, his son Joao Marcelo announced Saturday on Facebook. He was 88. (Photo by Ari Versiani / AFP) (foto: ARI VERSIANI)

Crédito consignado

Organizado pela Revista Justiça & Cidadania, o Seminário Nacional sobre Crédito Consignado chega à segunda edição em 18 de setembro para debater os desafios do mercado e os caminhos para a desjudicialização. O simpósio será realizado no auditório do Banco Central, em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da revista. A coordenação acadêmica do seminário será do vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão, com colaboração do advogado Diego Monteiro Baptista. Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo; o ministro de Estado do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney; o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior; o diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves; entre outras autoridades.

Frase:

"O Brasil demorou para atingir sua democracia. Tivemos 20 anos de ditadura, de tortura, de desrespeito aos Poderes Judiciário e Legislativo. As pessoas desapareciam, as pessoas eram mortas. Não é possível banalizar o retorno a esses momentos obscuros da história"

 09/09/2025.O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.
09/09/2025.O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus. (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Frase:

"O Supremo já julgou políticos de todas as posições partidárias e ideológicas... Quando o árbitro de futebol marca um pênalti para o meu time, ele é o melhor do mundo; se marca para o outro time, passa a ser o pior. Mas o árbitro é o mesmo e as regras são as mesmas. Isso mostra que não há julgamento com base em posição política A ou B"

Flávio Dino durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista
Flávio Dino durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista (foto: Sophia Santos/STF)

Ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF)

 


  • Alexandre Ramagem  foi acusado pelo STF de participar de uma organização criminosa que teria planejado um rompimento da ordem democrática no Brasil
    Alexandre Ramagem foi acusado pelo STF de participar de uma organização criminosa que teria planejado um rompimento da ordem democrática no Brasil Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
  • Cerimônia de posse dos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão começou às 18h, no STJ
    Cerimônia de posse dos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão começou às 18h, no STJ Foto: Danandra Rocha/CB/D.A Press
  • (FILES) In this file photo taken on August 24, 2008, Brazilian musician Joao Gilberto, 77, acknowledges the audience during his presentation at the Teatro Municipal in Rio de Janeiro. - Joao Gilberto, the legendary Brazilian musiciansongwriter who was a pioneer of the lilting, melodious music known as bossa nova, has died, his son Joao Marcelo announced Saturday on Facebook. He was 88. (Photo by Ari Versiani / AFP)
    (FILES) In this file photo taken on August 24, 2008, Brazilian musician Joao Gilberto, 77, acknowledges the audience during his presentation at the Teatro Municipal in Rio de Janeiro. - Joao Gilberto, the legendary Brazilian musiciansongwriter who was a pioneer of the lilting, melodious music known as bossa nova, has died, his son Joao Marcelo announced Saturday on Facebook. He was 88. (Photo by Ari Versiani / AFP) Foto: ARI VERSIANI
  •  09/09/2025.O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.
    09/09/2025.O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  • Flávio Dino durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista
    Flávio Dino durante o julgamento do núcleo 1 da trama golpista Foto: Sophia Santos/STF
postado em 11/09/2025 05:01
x