
Um homem, de 40 anos, foi preso na manhã deste sábado (26/4) por suspeita de integrar uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias. O autor tentou enganar os oficiais por meio de uma identidade falsa, mas foi identificado como reincidente em crimes semelhantes. A operação foi realizada próximo à uma agência da Caixa Ecômica Federal do Recanto das Emas.
Para o golpe, foram instalados dispositivos em caixas eletrônicos para reter cartões bancários. Após a retenção, o autor se aproximava das vítimas oferecendo ajuda, onde as direcionava para números de telefones falsos fixados no local. Durante a ligação, comparsas se passavam por atendentes bancários e coletavam informações pessoais suficientes para viabilizar saques indevidos.
O homem foi identificado depois da equipe tática receber informações de atitudes suspeitas nas proximidades de uma agência da Caixa. No local, o suspeito estava em um veículo de cor azulada, que apresentava sinais de adulteração e operava por meio de uma chave micha — ferramenta que permite abrir fechaduras de forma não convencional —, levantando suspeitas sobre sua origem ilícita.
Na posse do autor, também foram encontrados mais de R$ 3.000,00 em espécie, cartões bancários de terceiros e diversas cópias de documentos de identidade. O autor foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal e optou por permanecer em silêncio.
Saiba Mais