
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram, neste sábado (8/11), que vão antecipar pagamento dos benefícios sociais a beneficiários que tenham sido atingidos por tornado no Paraná. O evento extremo aconteceu na noite de sexta-feira (7/11) na região de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Segundo informações da Defesa Civil, cinco pessoas morreram e cerca de 480 ficaram feridas.
Em nota, a pasta afirmou que vai enviar equipes do INSS ao local para “prestar atendimento e orientar a população sobre como realizar o pedido”. O texto afirma ainda o compromisso com a proteção das populações em situação de vulnerabilidade social, a parcela mais afetada pelos eventos extremos, segundo o Ministério.
Pela manhã, o governo federal enviou uma comitiva para o estado do Paraná, que declarou situação de calamidade pública após a tragédia. O gabinete é liderado pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Entre as ações emergenciais, a ministra declarou que o governo estuda liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “Estamos coordenando esforços com o governo do estado e as prefeituras para restabelecer o básico: alimentação, abrigo e reconstrução das casas”. Hoffmann destacou ainda a presença de profissionais da saúde na comitiva para prestar suporte à população.
Cerca de mil pessoas ficaram desalojadas. Outras 28 estão desabrigadas, situação caracterizada pela necessidade de abrigo público.
Saiba Mais
Brasil
Governo avalia liberar FGTS para vítimas de tornado no Paraná, diz Gleisi
Brasil
Belém inaugura primeira usina pública de compostagem da Amazônia
Brasil
Alcolumbre diz que somará esforços para reconstruir cidades atingidas por tornado
Brasil
Temporal e ventania causam caos no Rio: metrô e aeroporto sofrem impactos
Brasil
Lutador de jiu-jítsu diz que PM filmou bunda de esposa e quebra perna dele
Brasil
Ciclone extratropical vai atingir Minas Gerais?
