
Vencedores do concurso 2.896 da Mega-Sena, a ser sorteado neste sábado (2/8), ganharão uma quantia maior do prêmio da loteria devido a uma nova regra do Ministério da Fazenda. Portaria da Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) publicada na última quinta-feira (31/7) no Diário Oficial da União (DOU) definiu que o valor da recompensa principal, antes 35% do total destinado à distribuição na categoria, sobe para 40%.
Recebem mais, então, a partir do próximo sorteio, aqueles que acertarem todos os seis números contemplados. Embora a norma valha desde a publicação, ninguém acertou as seis dezenas no último certame, o 2.895. Assim, a quantia, que estava em R$ 75 milhões, está estimada, agora, em R$ 85 milhões.
Como foi aumentado o prêmio destinado à faixa principal — ou seja, ao acerto de seis números —, ficam menores as recompensas para quem fizer a quina — acertar cinco dezenas — e a quadra — quatro. Antes, o valor tanto para as faixas secundárias quanto para as terciárias era de 19%; agora, é de 13% e 15%, respectivamente.
Na Mega da Virada, sorteio que ocorre no último dia de cada ano, o percentual para o prêmio principal subiu de 62% para 90%. Assim, a quina e a quadra dividem os 10% restantes e ficam com 5% do valor total, cada.
Além disso, o valor de reserva que é formado a cada certame para a composição da primeira faixa de premiação do concurso especial, antes 5%, torna-se 10% com a nova regra. Ao que tudo indica, portanto, a quantia destinada à recompensa principal da virada será significativamente maior este ano.
Categoria mais famosa entre as loterias da Caixa Econômica Federal, a Mega-Sena é sorteada de forma ordinária às terças, quintas-feiras e aos sábados, sempre a partir das 20h. Caso não haja acertadores na faixa principal do próximo sorteio, neste fim de semana, o prêmio segue acumulado. Transmissões ao vivo são replicadas diariamente, exceto aos domingos, quando não há concursos, pelo Correio Braziliense.