
A prisão do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello na madrugada dessa sexta-feira (25/4) repercutiu nas redes sociais. Internautas relembraram o “Plano Collor” na reforma de março de 1990, quando o então presidente anunciou, sem aviso prévio, o bloqueio de até 80% dos saldos acima de 50 mil cruzados novos em contas correntes e cadernetas de poupança.
Na época, parte do plano foi apresentado como uma solução para conter a hiperinflação que assolava o país. Milhões de brasileiros virão suas economias, fruto de uma vida inteira de trabalho, serem congeladas sem aviso ou compensação imediata.
Veja algumas das postagens:
Bom dia!
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) April 25, 2025
- Collor preso ?
- Bolsonaro em vias de ser ?pic.twitter.com/8vhNcx6LUW
Collor preso, grande dia. pic.twitter.com/iuTIe7OY40
— Jonathan Willian (@jonathanwsg) April 25, 2025
Xandão mandou prender o Collor! Podia mandar o moribundo junto logo de uma vez. Uma dupla e tanto seria:
— Kriska Pimentinha ???? (@KriskaCarvalho) April 25, 2025
Confisco e Seu Intestino pic.twitter.com/sjAQaEIqtQ
Prisão de Collor
Fernando Collor foi preso na madrugada de sexta-feira (25/4), no aeroporto de Maceió, enquanto se preparava para viajar a Brasília. Ele foi condenado a 8 anos e 10 meses de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro em decorrência de investigações da Operação Lava-Jato.
Neste sábado (26/4), o ministro Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), despachou uma decisão de urgência para reabrir o julgamento do ex-presidente. Com a retirada do pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes, o plenário virtual será retomado na próxima segunda-feira (28/4), a partir das 11h, em sessão extraordinária.